Estas funcionalidades de segurança evitam ataques nas chaves WEP de uma rede sem fios. O adaptador sem fios suporta automaticamente cada uma destas funcionalidades, que, no entanto, têm de estar activadas no ponto de acesso.
Verificação da Integridade da Mensagem (MIC)
A Verificação MIC evita ataques bit-flip em pacotes encriptados. Num ataque bit-flip, alguém intercepta uma mensagem encriptada e volta a transmiti-las, depois de efectuar alterações. Assim, o destinatário aceita a mensagem como legítima. A verificação MIC adiciona alguns bytes a cada pacote para os proteger contra tampering.
Protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol)
Esta funcionalidade impede ataques na chave WEP, nos quais alguém se apodera de pacotes encriptados e utiliza o respectivo vector de inicialização (IV) para decifrar a chave WEP. O Protocolo TKIP remove a capacidade de predição para proteger ambas as chaves WEP unicast e broadcast.
A autenticação EAP disponibiliza chaves WEP unicast para adaptadores sem fios, mas utiliza chaves broadcast estáticas. Na rotação de chave WEP broadcast, o ponto de acesso disponibiliza uma chave WEP broadcast dinâmica e altera-a a intervalos.